sexta-feira, 9 de março de 2012

Acordo ortográfico - Fabulástico!!

TEXTO HUMORÍSTICO , SÔBRE O ACÔRDO ORTOGRÁFICO DA " LÍNGUA PORTUGUESA
" Imperdivel - Fantástico!!!
É um pouco extenso, mas merece ser lido.
O acordo ortográfico e o futuro da língua portuguesa…
Tem-se falado muito do Acordo Ortográfico e da necessidade de a língua evoluir no sentido da simplificação, eliminando letras desnecessárias e acompanhando a forma como as pessoas realmente falam .
Sempre combati o dito Acordo mas, pensando bem, até começo a pensar que este peca por defeito. Acho que toda a escrita deveria ser repensada, tornando-a mais moderna, mais simples, mais fácil de aprender pelos estrangeiros .
Comecemos pelas consoantes mudas: deviam ser todas eliminadas . É um fato que não se pronunciam .
Se não se pronunciam, porque ão-de escrever-se ?
O que estão lá a fazer ? Aliás, o qe estão lá a fazer ?
Defendo qe todas as letras qe não se pronunciam devem ser, pura e simplesmente, eliminadas da escrita já qe não existem na oralidade .
Outra complicação decorre da leitura igual qe se faz de letras diferentes e das leituras diferentes qe pode ter a mesma letra .
Porqe é qe “assunção” se escreve com “ç” e “ascensão” se escreve com “s” ?
Seria muito mais fácil para as nossas crianças atribuír um som único a cada letra até porqe, quando aprendem o alfabeto, lhes atribuem um único nome. Além disso, os teclados portugueses deixariam de ser diferentes se eliminássemos liminarmente o “ç” . Por isso, proponho qe o próximo acordo ortográfico elimine o “ç” e o substitua por um simples “s” o qual passaria a ter um único som . Como consequência, também os “ss” deixariam de ser nesesários já qe um “s” se pasará a ler sempre e apenas “s” .
Esta é uma enorme simplificasão com amplas consequências económicas, designadamente ao nível da redusão do número de carateres a uzar. Claro, “uzar”, é isso mesmo, se o “s” pasar a ter sempre o som de “s” o som “z” pasará a ser sempre reprezentado por um “z” . Simples não é? se o som é “s”, escreve-se sempre com s. Se o som é “z” escreve-se sempre com “z” .
Quanto ao “c” (que se diz “cê” mas qe, na maior parte dos casos, tem valor de “q”) pode, com vantagem, ser substituído pelo “q”. Sou patriota e defendo a língua portugueza, não qonqordo qom a introdusão de letras estrangeiras. Nada de “k” .Ponha um q. Não pensem qe me esqesi do som “ch” . O som “ch” será reprezentado pela letra “x”. Alguém dix “csix” para dezinar o “x”?
Ninguém, pois não ? O “x” xama-se “xis”. Poix é iso mexmo qe fiqa .
Qomo podem ver, já eliminámox o “c”, o “h”, o “p” e o “u” inúteix, a tripla leitura da letra “s” e também a tripla leitura da letra “x” .
Reparem qomo, gradualmente, a exqrita se torna menox eqívoca, maix fluida, maix qursiva, maix expontânea, maix simplex . Não, não leiam “simpléqs”, leiam simplex . O som “qs” pasa a ser exqrito “qs” u qe é muito maix qonforme à leitura natural .
No entanto, ax mudansax na ortografia podem ainda ir maix longe, melhorar qonsideravelmente . Vejamox o qaso do som “j” . Umax vezex excrevemox exte som qom “j” outrax vezex qom “g”
- ixtu é lójiqu? Para qê qomplicar ? ! ? Se uzarmox sempre o “j” para o som “j” não presizamox do “u” a segir à letra “g” poix exta terá, sempre, o som “g” e nunqa o som “j” . Serto ?
Maix uma letra mud a qe eliminamox . É impresionante a quantidade de ambivalênsiax e de letras inuteix qe a língua portugesa tem ! Uma língua qe tem pretensõex a ser a qinta língua maix falada do planeta, qomo pode impôr-se qom tantax qompliqasõex ?
Qomo pode expalhar-se pelo mundo, qomo póde tornar-se realmente impurtante se não aqompanha a evolusão natural da oralidade ? Outro problema é o dox asentox. Ox asentox só qompliqam ! Se qada vogal tiver sempre o mexmo som, ox asentox tornam-se dexnesesáriox .
A qextão a qoloqar é: á alternativa ? Se não ouver alternativa, pasiênsia. É o qazo da letra “a” . Umax vezex lê-se “á”, aberto, outrax vezex lê-se “â”, fexado . Nada a fazer. Max, em outrox qazos, á alternativax . Vejamox o “o”: umax vezex lê-se “ó”, outrax lê-se “u” e outrax, lê-se “ô” . Seria tão maix fásil se aqabásemox qom isso ! qe é qe temux o “u” ? Se u som “u” pasar a ser sempre reprezentado pela letra “u” fiqa tudo tão maix fásil ! Pur seu lado, u “o” pasa a suar sempre “ó”, tornandu até dexnesesáriu u asentu. Já nu qazu da letra “e”, também pudemux fazer alguma qoiza : quandu soa “é”, abertu, pudemux usar u “e” . U mexmu para u som “ê” . Max quandu u “e” se lê “i”, deverá ser subxtituídu pelu “i” . I naqelex qazux em qe u “e” se lê “â” deve ser subxtituidu pelu “a” . Sempre. Simplex i sem qompliqasõex .
Pudemux ainda melhurar maix alguma qoiza: eliminamux u “til” subxtituindu, nus ditongux, “ão” pur “aum”, “ães” – ou melhor “ãix” - pur “ainx” i “õix” pur “oinx” . Ixtu até satixfax aqeles xatux purixtax da língua qe goxtaum tantu de arqaíxmux. Pensu qe ainda puderiamux prupor maix algumax melhuriax max parese-me qe exte breve ezersísiu já e sufisiente para todux perseberem qomu a simplifiqasaum i a aprosimasaum da ortografia à oralidade so pode trazer vantajainx qompetitivax para a língua purtugeza i para a sua aixpansaum nu mundu .
Será qe algum dia xegaremux a exta perfaisaum ?

45 comentários:

Vlad Dracul disse...

Bravo J.P.! Este é melhor post que alguma vez foi publicado neste blog.
Só os nabos e os analfabrutos é que defendem o famigerado AO90.

URTIGÃO disse...

ORA FODECE AGORA DEVIDO A SECA ESYE AGRICULTOR DEU-LHE PARA SER ESCRITOR

Ó QUE CARALHU...

Legionário disse...

Boa J.P.!
A lingua portuguesa será sempre a minha identidade e logicamente a minha ortografia também.

Marquês de Pombal disse...

...e mais digo:
A Identidade não se vende!

6 razões por estar contra o AO disse...

1 > A língua não é assunto para legisladores. Um idioma não se impõe por decreto. Infelizmente, andamos nisto há cem anos. Fernando Pessoa, por exemplo, marimbou-se de alto para a reforma ortográfica de 1911 e continuou a grafar como havia aprendido. Sobre a reforma republicana, escreveu: «Além do impatriotismo, foi o acto imoral e impolítico».

O Inglês é a língua franca do mundo inteiro, mas nenhum Parlamento pretendeu até hoje “unir” e “harmonizar” as ortografias do Reino Unido e dos Estados Unidos, que são diferentes.

2 > O acordo é uma reforma falha de bom senso, com inúmeros erros, imprecisões e ambiguidades.

3 > Em lugar de garantir a “unidade” linguística, o acordo admite grafias facultativas.

4 > O acordo, ao eliminar consoantes chamadas mudas, tende a acelerar o processo de consonantização da nossa fala. Já haviam sido eliminadas em 1945 as letras consonânticas “c” e “p” das sequências interiores “cc”, “cç” e “pt”, nos casos em que são invariavelmente mudas nas pronúncias portuguesa e brasileira. Mas algumas consoantes tidas por mudas neste acordo, na verdade não o são, visto que se lêem ou têm valor etimológico indispensável à boa compreensão das palavras.

5 > A diferença entre o português de Portugal e o do Brasil é menos ortográfica do que lexical. Para além das naturais variações de pronúncia, prosódia e morfossintaxe. Há autocarro, em Portugal, e ônibus, no Brasil; comboio e trem; eléctrico e bonde; boleia e carona; talho e açougue; pequeno-almoço e café da manhã; casa de banho e banheiro; relvado e gramado; guarda-redes e goleiro; matraquilhos e pimbolim; telemóvel e celular; e um larguíssimo etc.

6 > O acordo provocará a inutilização de milhões de livros das bibliotecas, e obrigará as famílias a suportar custos elevados em novos dicionários e livros escolares.

Legionário disse...

O primeiro grande choque deu-se desde já, com evidência, na comunicação social. Neste particular, cabe um elogio ao jornal “Público” (também sei elogiar quando tal se justifica) que, ao recusar este Acordo, representa uma honrosa excepção no seio da imprensa nacional.

Não pode deixar de dar a volta ao estômago de qualquer português, ler a ortografia aberrante que nos entra porta dentro, por exemplo nos rodapés nos telejornais.

São esses senhores que estão a desempenhar o papel de baralhar ainda mais a nossa língua escrita, já de si tão maltratada por via do laxismo do sistema ensino que vigora entre nós e que mais se preocupa em fornecer estatísticas favoráveis à União Europeia do que em ensinar solidamente os alunos.

Doravante a confusão está instalada e entrámos oficialmente na era do, isso sim, “desacordo” ortográfico.
Nem outra coisa seria de esperar de tal decisão sem pés nem cabeça que atenta contra a razoabilidade, configurando uma flagrante submissão humilhante e vergonhosa da língua-mãe, tronco principal do português no mundo, aos seus ramos derivados.

Por este andar, chegaremos ao dia em que o conceito de língua deixe de ser o “Português” para passar a ser o “Brasileiro”…

Este assunto não pode ser encarado com ligeireza, visto que se trata de uma clara perda de identidade e abre um precedente de cedência a interesses obscuros. Um Governo responsável deve proteger e defender tudo aquilo que afirme a nossa existência como povo e nação independente e com identidade própria, coisa que não se pode esperar deste e de outros governos que temos tido, que apenas nos têm subtraído progressivamente os alicerces fundamentais à nossa soberania.

A língua, como se sabe, é um dos pilares da Nação e como tal, desvaloriza-la e trata-la desta forma, não só atenta contra a nossa Identidade e Soberania como, ao negociar um assunto desta natureza, é cavar a própria sepultura.

Sou frontalmente contra este “Acordo” e tenho Razões para tal. Cabe assim aos Patriotas e Nacionalistas – bem como a todos os portugueses conscientes – resistirem e desobedecerem por todos os meios a este crime de lesa-Pátria.

ROSINHA disse...

A MIN TANTO ME FAS O BROCHE TANTO É EM BRASILEIRO COMO EM PORTUGUES.

Ó PÁ VAI PRA LÁ disse...

é por comentários como o das 15:29 que muitos portugas não se importam de virar brasucas

Fiscal disse...

Fala-se em cultura e aparecem comentários de analfabrutos!

ROSINHA disse...

TAMBEM LEVO NO ILHÓ. ANAL PROFUNDO , BOTÃO DE ROSA

PARA PENSAR disse...

POR ACASO
NÃO ACHAM
QUE CERTOS PENETRAS
SÃO FRUSTRADOS SEXUALMENTE
POIS NÃO
ESCREVEM MAIS NADA
SENÃO DE SEXO?

OU ENTÃO
SÓ DÃO AZO
ÀS SUAS FANTASIAS SEXUAIS
QUANDO
VÃO ÀS PUTAS

Marquês de Pombal disse...

Está a descambar, está está!

Cunhado do Freitas e primo do Costa disse...

Broche à moda do acordo: agora passa a ser broxe.
É pra descambar!!

Bragafornication disse...

Aqui há dias começou a circular que umas malucas se queixavam de que os homens não sabiam fazer minetes em condições.


Pois é, um bom broche também é coisa rara de se encontrar.. heheheheheh

OURIVES disse...

queres broches, vai a ourivesaria pires.

ABRAÇO - LIDER disse...

mALTA, AMANHÃ VOU FAZER O RECONHECIMENTO DE UMA PARTE ONDE QUERO FAZER UMA ALTERAÇAO, DEPOIS APAREÇO PARA O N/VINHO DO PORTO,
VLAD PREPARA AQUILO QUE EU PEDI Á CL...... PARA LEVANTAR AMANHÃ.

ASSOPRA disse...

HAHAHAHAHAHAH O LIDER VAI LEVANTAR UMAS CUEQUINHAS FIO DENTAL

lider disse...

ora nem mais......já estão a ver o premio????

Zé Chouço disse...

Mensagem recebida pelo Vlad.

Francesinha ESPECIAL disse...

MAS que c********de salada russa isto tá dár!

LIDER disse...

ó faxabor, o meu fino....parece que não lhe aptece trabalhar!!!! tá um calor do c#####3 acho que vou beber este de golada.

pangui disse...

Meus amigos, obrigado pelos elogios, mas infelizmente não fui eu que escrevi. Mas quem escreveu é um génio!
Bom fim de semana

Bar Abrigo disse...

Ómigo, o 23 já passou? Inda não, então é um fino, ó faxabor!

António Pereira disse...

Agora sim, neste blog acabaram as "susceptibildades", a rapaziada voltou às origens e isto volta a ter a piada que sempre teve. Há já uns dias que cá não vinha, mas hoje já me ri a valer...
Ouvi há dias uma piada interessante acerca desse estúpido acordo ortográfico... No salão erótico perguntavam a um rapaz: você é espectador ou espetador?

Cumprimentos a todos

Legionário disse...

Bom Dia, já sei que o pessoal do costume vai estar de manhã a beber o seu Porto no Ferreira Capa portanto isto hoje por aqui vai estar parado como já é costume ao fim-de-semana.
Hehehehe ainda estou a rir-me com aquela piada do Provedor.

Desacordo Ortográfico disse...

Cando o meu mano nacer,
vai chamarce Herrar,
porque me pai dis que Herrar é o mano

Anónimo disse...

fodase xa me dixaram baralhado pro fimdesemana...

Legionário disse...

Eu axo q os alunos n devem d xumbar qd n vam á escola. Pq o aluno tb tem direitos e se n vai á escola latrá os seus motivos pq isto tb é perciso ver q á razões qd um aluno não vai á escola. primeiros a peçoa n se sente motivada pq axa q a escola e a iducação estam uma beca sobre alurizadas.

Valáver, o q é q intereça a um bacano se o quelima de trásosmontes é munto montanhoso? ou se a ecuação é exdruxula ou alcalina? ou cuantas estrofes tem um cuadrado? ou se um angulo é paleolitico ou espongiforme? Hã?

E ópois os setores ainda xutam preguntas parvas tipo cuantos cantos tem 'os lesiades', q é um livro xato e q n foi escrevido c/ palavras normais mas q no aspequeto é como outro qq e só pode ter 4 cantos comós outros, daaaah.

Ás veses o pipol ainda tenta tar cos abanos em on, mas os bitaites dos profes até dam gomitos e a malta re-sentesse, outro dia um arrotou q os jovens n tem abitos de leitura e q a malta n sabemos ler nem escrever e a sorte do gimbras foi q ele h-xoce bué da rapido e só o 'garra de lin-chao' é q conceguiu assertar lhe com um sapato. Atão agora aviamos de ler tudo qt é livro desde o Camóes até á idade média e por aí fora, qués ver???

O pipol tem é q aprender cenas q intressam como na minha escola q á um curço de otelaria e a malta aprendemos a faser lã pereias e ovos mois e piças de xicolate q são assim tipo as pecialidades da rejião e ópois pudemos ganhar um gravetame do camandro. Ah poizé. tarei a inzajerar?

Acordo ortográfico disse...

Oje o pesoal da rua sa de miranda riuniuse nu cafe fereira capa para tumar unx calisex de portu. U lejionariu naum pode apareser purqe extava a trabalhar i outrus ficaram a durmir.

Marquês de Pombal disse...

heheheheh muito muito bem heheheheh

Acordo ortográfico disse...

I oje u braga joga com u leiria, se ganhar apanha u portu.

Liber Pater disse...

Foi comprovado, em pesquisa científica, que se beberem mais de 1 litro de água por dia, durante 1 ano, no final do ano terão ingerido mais de 1 quilograma de coliformes fecais que estão diluídos na água, ou seja:1 quilo de Merda!!!!!!

Já bebendo vinho... não se corre esse risco, uma vez que esses coliformes não sobrevivem ao processo de fermentação. Por isso, peço que comuniquem a todos os que bebem água, que essa porra faz mal

Está dado o alerta!

Depois não digam que eu não avisei!

Quem tiver consciência vai chegar à conclusão de que:

"É muito melhor beber vinho e dizer umas merdas, do que beber umas merdas e não dizer nada!"
Sejamos razoáveis...!!!

Acordo Ortográfico (É favor ler este comentário com sotaque brasileiro) disse...

Oi galera, tudo bem?

É isso aí, pessoal! Estamos escrevendo, desde já, com o novo acordo ortografico, né?

É muito bom, mesmo! Quero parabenizar as pessoas que tiveram a brilhante idéia de acertar este novo acordo ortografico, melhorando aquele feito em 1991, certo?

Assim, a lingua portuguesa brasileira, passará a estar muito mais prôxima dos paizes que falam esta mesma lingua.

Considero otima a ideia de acertar coisas inuteis como letras mudas, acentos, hifens, palavras e verbos compostos, pois tudo isso é uma droga, né?

Aí galera, vamos colocar o pessoal das favelas a falar o mesmo portugues que nos falamos, o portugues acadêmico, né?

Aqui fica o batismo da nova versão da lingua portuguesa!

Tchau, pessoal!

(ufff, é tão complicado falar brasileiro...)

Acordo Ortográfico (É favor ler este comentário com sotaque brasileiro) disse...

Oi galera, tudo bem?

É isso aí, pessoal! Estamos escrevendo, desde já, com o novo acordo ortografico, né?

É muito bom, mesmo! Quero parabenizar as pessoas que tiveram a brilhante idéia de acertar este novo acordo ortografico, melhorando aquele feito em 1991, certo?

Assim, a lingua portuguesa brasileira, passará a estar muito mais prôxima dos paizes que falam esta mesma lingua.

Considero otima a ideia de acertar coisas inuteis como letras mudas, acentos, hifens, palavras e verbos compostos, pois tudo isso é uma droga, né?

Aí galera, vamos colocar o pessoal das favelas a falar o mesmo portugues que nos falamos, o portugues acadêmico, né?

Aqui fica o batismo da nova versão da lingua portuguesa!

Tchau, pessoal!

(ufff, é tão complicado falar brasileiro...)

LIGA ZON SAGRES, disse...

OS ANDRADES EMPATARAM...
O ENORME BRAGA GANHOU...

E A VANTAGEM PIU...
E A VANTAGEM PIU...

JÁ SÓ ESTAMOS A UM PONTO...

LOGO OS GALENACEOS EMBRULHAM EM
OAÇOS...lol...

GABINETE DO LIDER disse...

Bom dia Cambada,
como já tem sido de praxe, este sabao passado o lider reuniu com os 2 manos logistas, no ferreira capa para mais um porto. Falou-se de temas da actualidade e de cornudos bracarenses eheheheh.... Novidade das Novidades foi a presença do confrade Pisco.

Legionário disse...

Então o Lider e Cª. falaram de cornudos(as)bracarenses...devem ter tido muito que falar heheheh!

Jornal da Paróquia online disse...

Última aventura de ex-secretário no Peiñador: brasileira com traços orientais fez um guloso de mais de meia-hora.
Consta que ainda não conseguiu fechar a boca.

DR WHITE disse...

eheheh, estava tudo empenado.

é só gulosos disse...

anda muito tipo por aqui desesperado por quem lhe faça 1 guloso

Megg disse...

O que os homens pensam que as mulheres são, galera? Eles devem pensar que a gente não passa de putinhas, um bando de vadias! Eles abrem a braguilha, tiram o pinto para fora e já vão mandando a gente fazer uma "gulosa"! Os homens acham que todas as mulheres devem achar a coisa mais comum fazer esta maldita "gulosa"! Eles devem achar que a gente deve ser louca por pintos! Vão aprender a tratar as mulheres, seus moleques!

NO KINTAL DO JOSE disse...

O FAXABOR....FAZ-ME UM GULOSO.

Marquês de Pombal disse...

Isto hoje anda um bocado estranho, é segunda feira...

Acordo ortográfico disse...

u fixcal du calendariu e qe sabe

LIDER disse...

ola cambada, o pisco garantiu que agora não falta mais aos repastos e que vai passar a ir as tacadas.