sexta-feira, 14 de junho de 2019

Ficou tanto por dizer

Imagem relacionada

A tristeza, o luto, as perdas. Fazem parte da condição humana. Todos somos submetidos ao provir da existência. Tudo se desgasta lentamente. O corpo enfraquece, os anos vão deixando marcas, as doenças vão-nos retirando algum vigor. Não há fuga possível. Um dia todos morremos.

O enlutado, não quer sobrecarregar os outros. Mas também deixámos de nos envolver mesmo, tentando compensar esse facto digitalmente, nas redes sociais, que são lugares onde o luto é profusamente partilhado. As condolências públicas são a forma que encontrámos de lamentar as nossas próprias perdas.

No fim de contas somos todos enlutados, e mesmo sabendo que um dia a vida acaba, nós nunca estamos preparados para perder alguém, portanto  mesmo continuando as nossas vidas, para sempre carregamos esse luto connosco. Não nas roupas, mas no coração.

14 comentários:

Perséfone disse...

" Não chores se tu me amas.
A morte não é mais do que
uma simples passagem para o outro lado.
Fala-me como sempre me falaste,
Não tomes um ar solene ou triste.
Continua rindo daquilo que nos fazia rir.
Reza, pensa em mim, entra em oração .
Que o meu nome seja pronunciado , lá em casa como sempre foi.
Eu não estou longe, simplesmente do outro lado do caminho.
Enxuga as tuas lágrimas e não chores mais, se me amas verdadeiramente.

[ in, Santo Agostinho, sobre a morte]

Agora dizes-me, parece fácil, claro que não é...e sei bem daquilo que falo.

Beijo em silêncio

Legionário disse...

Olá Perséfone, por saberes daquilo que falas e sentes pois já se passou o mesmo contigo infelizmente, é que ambos sabemos (se é que sabemos) lidar com todos estes sentimentos de perda.

Perséfone disse...

Legi, é normal esse turbilhão que sentes, mas com o passar do tempo aceitamos de uma forma mais serena, tranquila.Mas tudo a seu tempo. E depois também temos que cuidar dos que cá ficam...

Arturinho das moscas disse...

C'est la vie...

Legionário disse...

Pois é Arturinho das moscas, c'est la vie...:(

Legionário disse...

"Pensar na morte é a melhor maneira de dar valor à vida. O tempo que perdemos a fazer coisas que não são prazeres nem nos ensinam nada é um terrível desperdício". Miguel Esteves Cardoso

Clara disse...


Amigo Legionário, o luto não se faz nas redes sociais, o luto faz-se e trabalha-se dentro de nós.
Nas redes sociais, e quem diz aí diz na mesa do café, ou na missa de Domingo, ou até no nosso local de trabalho, é onde encontramos o apoio e o testemunho de tantas outras pessoas que já passaram pelo mesmo que nós, pessoas que nos compreendem e nos ajudam a perceber que afinal não estamos sozinhos nem vivemos num mundo de indiferença.

Estou aqui porque não sou indiferente à tua perda.
E deixo-te um abraço...

Legionário disse...

É como dizes Clara "o luto faz-se e trabalha-se dentro nós", e eu não encontro palavras para explicar o que vai dentro de mim.
Obrigado pela tua presença.

Anonyma disse...

Os meus sinceros pêsames. Lamento a tua perda e nem imagino a dor que agora atormenta o teu coração. Mas tem força e acredita que com o tempo tudo ficará mais fácil…a saudade estará sempre presente, e através dela a memória do teu Pai continuará viva.

Vizinha do 1º Dt. disse...

A morte chega cedo

A morte chega cedo,

Pois breve é toda vida

O instante é o arremedo

De uma coisa perdida.

O amor foi começado,

O ideal não acabou,

E quem tenha alcançado

Não sabe o que alcançou.

E a tudo isto a morte

Risca por não estar certo

No caderno da sorte

Que Deus deixou aberto.

*Fernando Pessoa


Cuida de ti, Leg.;)

Perséfone disse...

Legi,
Um beijo embrulhado num abraço bem apertado.
Aos poucos vai voltando, fazes-me falta :)

Legionário disse...

Aos poucos, e poucos...
Obrigado, Perséfone:)

Perséfone disse...


"A vida é um caminho de sombras e luzes. O importante é que se saiba vitalizar as sombras e aproveitar as luzes."
(Henri Bergson)

Um sorriso, Legi :)

Legionário disse...

É preciso sorrir, e eu que o diga.

Olá, Perséfone:)