domingo, 1 de março de 2020

Conversar...

“Há muita gente fria neste mundo. Se as pessoas pudessem conversar sobre as coisas já ajudaria muito.” Charles Bukowsk
Resultado de imagem para imagens gifs de conversar

Conversar é preciso, e sabermos ler essa pessoa quando traz sinceridade no olhar, essa conversa torna-se de pasmar.

28 comentários:

Perséfone disse...

Legi,
faz falta conversar, sim. Mas, antes das palavras a linguagem corporal diz tudo.
Pasmar, um verbo tão singelo e lindo de se sentir, gosto muito :)
Beijo para além de pasmado[risos]

Legionário disse...

Olá Perséfone, que nunca deixemos de ficar pasmados (de preferência no bom sentido):DD

Legionário disse...

O que é a COVID-19?
COVID-19 é o nome oficial, atribuído pela Organização Mundial da Saúde, à doença provocada por um novo coronavírus (SARS-COV-2), que pode causar infeção respiratória grave como a pneumonia. Este vírus foi identificado pela primeira vez em humanos, no final de 2019, na cidade chinesa de Wuhan, província de Hubei, tendo sido confirmados casos em outros países.

O que são os coronavírus?
Os coronavírus são um grupo de vírus que podem causar infeções nas pessoas. Normalmente estas infeções estão associadas ao sistema respiratório, podendo ser parecidas a uma gripe comum ou evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia.

Este coronavírus é igual aos outros vírus?
Não. Apesar de se tratar de um novo vírus e ainda não existir um total conhecimento sobre este, sabe-se que é diferente dos outros, apesar de ter alguma semelhança (geneticamente) ao SARS. É necessário mais tempo de investigação para se conseguir apurar todas as suas características e qual o tratamento mais adequado.

Quais são os sinais e sintomas?
Os sintomas são semelhantes a uma gripe, como por exemplo:
• febre
• tosse
• falta de ar (dificuldade respiratória)
• cansaço
Em casos mais graves pode evoluir para pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e, até mesmo, levar à morte.

Qual é o período de incubação?
O período de incubação estimado da COVID-19 (até ao aparecimento de sintomas) é de 2 a 14 dias, segundo as última informações publicadas.
Como se transmite?
A COVID-19 pode transmitir-se por:
• gotículas respiratórias
• contacto direto com secreções infetadas
• aerossóis em alguns procedimentos terapêuticos que os produzem (por exemplo as nebulizações)
A COVID-19 pode transmitir-se de pessoa a pessoa?
Sim e poderá ocorrer pela proximidade a uma pessoa com COVID-19 através de:
• gotículas respiratórias – espalham-se quando a pessoa infetada tosse, espirra ou fala, podendo serem inaladas ou pousarem na boca, nariz ou olhos das pessoas que estão próximas
• contacto das mãos com uma superfície ou objeto infetado com o SARS-CoV-2 e se em seguida existir contacto com a boca, nariz ou olhos pode provocar infeção
Os animais domésticos podem transmitir o coronavírus?
Não. De acordo com informação da Organização Mundial da Saúde, não há evidência de que os animais domésticos, tais como cães e gatos, tenham sido infetados e que, consequentemente, possam transmitir a COVID-19.
Qual é o tratamento?
Atualmente, o tratamento para a COVID-19 é dirigido aos sinais e sintomas que os doentes apresentam. Ainda não existe tratamento específico para esta infeção, segundo a informação publicada.
Os antibióticos são eficazes na prevenção e no tratamento da COVID-19?
Não, os antibióticos não resultam contra vírus, apenas bactérias. A COVID-19 é uma doença provocada por um vírus (SARS-CoV-2) e, como tal, os antibióticos não devem ser usados para a sua prevenção ou tratamento. Não têm resultados e podem contribuir para o aumento das resistências a antibióticos. Existem medidas que ajudam a prevenir a infeção por COVID-19 e também recomendações para os viajantes

Perséfone disse...

Legi,
é um vírus anti-social, nã gosto[risos]

Legionário disse...

Perséfone, como certa senhora do governo falou na tv esse virús é democrático, atinge toda a gente de todas as classes sociais, raças e religiões, ou seja estamos todos f**:DD

Perséfone disse...

Legi,
com ou sem vírus estamos na mesma F****, portanto sorri de preferência sem máscara[ risos]

Legionário disse...

Nada de alarmismo, nada de alarmismo...e pronto o povo português no seu "melhor" já começa a açambarcar!!!

noname disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
noname disse...

Eu ia dizer que é a palavra que nos diferencia dos outros animais, mas não seria verdade, eles também têm voz e dialectos entre si, daí que a palavra seja universal, elemento de união e de discórdia, e sempre dependente de quem saiba ouvir e entender.
Falar, até se fala muito, conversar é que são outros 500.
Conversar é preciso, sim, ontem, hoje e amanhã.

Boa tarde, sô Legionário

PS: Entrei para comentar o post "conversa" mas agora não sei se o estou a fazer no sitio certo, ou se caí numa virose :-)

Legionário disse...

Boa tarde noname, anda muita gente a pensar em viroses e afins;)

Legionário disse...

E com a informação a toda a hora de quantos países já têm gente contaminada com o coronavirús, anda tudo com "cara de tacho".

Pinguim da Arcada disse...

Fonix, está gelo!!!

Legionário disse...

Deve ser por isso...que ainda não vi ninguem hoje a sorrir.

Legionário disse...

O rapaz que gritou coronavírus


Ninguém nega que haja um ou outro cérebro feito em papa, como algumas decisões recentes da Humanidade parecem revelar, mas a carne de vaca, em princípio, tem menos responsabilidades no assunto do que os smartphones e as redes sociais.

O problema de tentar perceber a verdadeira gravidade do coronavírus é a pandemia de pandemias a que temos assistido. Dura há décadas. A doença das vacas loucas ia transformar o cérebro da Humanidade numa papa esponjosa. Acabou por não acontecer. Ninguém nega que haja um ou outro cérebro feito em papa, como algumas decisões recentes da Humanidade parecem revelar, mas a carne de vaca, em princípio, tem menos responsabilidades no assunto do que os smartphones e as redes sociais.

Depois, a nova peste negra era a gripe suína. Também foi falso alarme. A seguir, veio a gripe das aves. Nova desilusão para quem esperava o fim do mundo. Agora há o coronavírus e é difícil perceber se o alarme é justificado ou não. Sinto que já fui vítima de várias burlas. Primeiro, evitei a carne de vaca; depois, investi nos frasquinhos de “sanitizador manual”, e usei demasiadas vezes a expressão “sanitizador manual” (até porque uma vez já são demasiadas vezes); e agora pondero ir comprar as máscaras. Que fazer? Arriscar contrair o vírus ou fazer novamente figura de parvo a prevenir uma pandemia que nunca chega? Cada pandemia traz a sua proposta comercial, o que é evidentemente suspeito.

Começa a ser difícil acreditar que cada uma destas pandemias não é mais do que um novo modelo de gripe, em que o estilista muda dois ou três pormenores, de inverno para inverno, e depois a comunicação social assusta-se e chama-lhe pandemia. Se, finalmente, for uma perigosa pandemia, deixem-me anunciar antes de toda a gente que ocorrerá outra pandemia: a das pessoas que se referem à história de Pedro e o lobo quando querem aludir à fábula do rapaz que gritou “lobo”. “Pedro e o lobo” é a história do Prokofiev, em que o Pedro não engana qualquer aldeão com falsos alarmes (até porque Pedro é um jovem pioneiro soviético, e eles não burlam ninguém, muito menos o campesinato). “O rapaz que gritou lobo”, sim, é a fábula do Esopo em que um rapaz se diverte a lançar falsos alarmes até ao dia em que o alarme é verdadeiro e o lobo o devora porque ninguém o socorre. É mais uma pandemia para a qual não há vacina. Nem sanitizador manual que a previna. Nem máscara. Só, talvez, uma mordaça.

(Opinião publicada na VISÃO 1408 de 27 de Fevereiro) - Ricardo Araújo Ferreira


Legionário disse...

Será que por aqui o Covid-19, afugentou as palavras dos restantes comentadores?

Marquês de Pombal disse...

Anda muita gente ocupada a açambarcar papel higiénico fonix!!!

Legionário disse...

As reacções ao Covid-19 são o resultado do momento e dos factos em jogo, mas são também os medos testados no ADN de uma estrutura evolutiva que é uma espécie. Sim, a forma como reagimos a uma pandemia tem ecos na “memória” da espécie e na forma como estes fenómenos são um perigo acima da vida de cada um de nós.
Uma Pandemia não é uma doença para “Todo o Povo”, mas para “Toda uma Espécie”.

Portanto, cuidem-se meus amigos, sem alarmismos sff.

Legionário disse...

Com as noticias do covid-19 a toda a hora, as palavras ficam presas na angústia.

Perséfone disse...

Legi,
ficarmos reféns deste maledito e desta miscelânea de notícias falsas ou o raio que as parta, temos que fazer uma higienização ao nosso psico, senão morremos antes. Ficar em casa até pode não ser mau de todo, neste momento é a nossa sobrevivência que está em causa. E em casa há sempre imensas coisas para fazer, haja criatividade.
Pensamento positivo, Legi sempre, tás a oubirrrr.
E pelos menos por esta via o maledito não ataca, e sempre fazemos companhia uns aos outros :)

Legionário disse...

Pois é, e como parece que foram aprovadas as medidas mais radicais nesta quarta-feira (sendo no entanto para nosso bem...), e embora não tenha saido o decreto para informação do povinho, já sei que não vai ser fácil para mim, pois detesto estar metido em casa, e logo agora com a Primavera a chegar.

Olá, Perséfone:)

Esquilinha e as suas coisas... disse...

Força Legionário! Estamos todos no mesmo barco.
Um sorriso para ti e toca a arrebitar. Melhores dias virão! ;)

Perséfone disse...

Legi,
deixo-te esta partilha made in Portugal
https://www.youtube.com/watch?v=bUZIp_PKeZ0&list=RDMMbUZIp_PKeZ0&start_radio=1

Espero que estejas bem, dentro do possível, claro :)

Legionário disse...

Bom dia Esquilinha, bom dia Perséfone, bom dia a todos.
Pois bem, depois de uma quarentena e com falta de palavras...parece que agora vem ai a lay-off...

Cuidem-se todos sff:)

noname disse...

noc noc

posso entrar? Desculpe a intromissão, só vim saber se está tudo bem por aqui.

Nada disse...

Ai conversa...desejosa que isto acabe para conversar numa esplanadinha...nem que seja com as gaivotas.

Perséfone disse...

Legi,
há datas em que o tempo se encarregará de atenuar a sua dor. Bem sei que por estes dias vem ao de cima aquele turbilhão que só pensar em respirar doí.
Continuemos aqui, um abraço com Amizade :)

Maria Eu disse...

Por isso nos (per)seguimos, pelas palavras.

Beijinhos, caro Legionário, e saúde! :)

Legionário disse...

De regresso ao trabalho, e com muito, mas muito para fazer.

Bom dia a todos, e espero que estejam todos bem.