domingo, 31 de outubro de 2010

"Cidades dos mortos" nas rotas turísticas

Os cemitérios portugueses são o novo filão do turismo, considerado exótico e negro, que ganha cada vez mais adeptos, em busca destes espaços para admirar jazigos ou assistir a simples velórios. O principal público é estrangeiro, oriundo do Norte da Europa e da Ásia.

Se amanhã, feriado de Todos os Santos, um desconhecido estiver junto de uma qualquer campa, isso é turismo cemiterial. Mais concretamente, uma vertente do denominado "Turismo Negro", que inverteu a prática corrente de encarar aqueles espaços como locais de dor e tristeza, reservado à família.

Contudo, à excepção do Porto e de Lisboa, onde este fluxo turístico tem cada vez maior representatividade, os municípios, gestores destes espaços, tendem a minimizar a sua importância. Sinal disso é que, em Portugal, só o Prado do Repouso e o Agramonte, no Porto, integram a Rota Europeia de Cemitérios. E em Lisboa existe o único museu nacional cemiterial.

"As vantagens económicas e patrimoniais que estes novos usos potenciam devem ser capazes de activar uma cadeia de acções de valorização do património, que passam pela investigação, protecção legal, conservação e interpretação, por forma a dotarem aqueles espaços fúnebres dos meios de resposta indispensáveis à procura turística e de lhes devolver simultaneamente o respeito e a dignidade que a sociedade espera ver neles".

Fluxo turístico visto como macabro

As origens da procura são bastante recentes, daí a morosa assimilação pelos principais responsáveis do sector turístico. "Alguns estudiosos do fenómeno do turismo cemiterial tenderam a classificá-lo de 'Negro', dado constituir, para boa parte das pessoas, uma prática macabra ou mórbida", refere Gilberto Coralejo Moiteiro, traduzindo as causas da apreensão: "A relação do homem com os cemitérios é antiga e assenta em factores de ordem espiritual, associada ao culto dos mortos. Aliás, como ainda é possível verificar, pelo menos no campo da catolicidade, no costume de visitar os cemitérios no Dia de Finados".

17 comentários:

Tou Barado disse...

Não tarda muito temos porteiro a dar cartão de consumo mínimo obrigatório à entrada do cemitério, para os familiares dos "residentes" haverá fitinhas com um cartão de identificação para colocar ao pescoço. ENTRADA GRÁTIS!!

Marquês de Pombal disse...

Eis mais um "bom motivo", para que as autarquias, com os seus acólitos, façam mais uma quantas empresas público-privadas, para exploração deste novo filão turístico. É só alguns espertos começarem a convencer os "competentes" presidentes das câmaras. Assim à custa dos mortos e dos dementes que se divertem em cemitérios, irão surgir mais uns quantos bons empregos, com a desculpa das receitas do turismo. Que sociedade de loucos!!!!

Arch Angel disse...

Nao é preciso ser gotico para tais deambulações. Como não é preciso ser catolico para visitar.. contemplar uma igreja. Nao vejo nada de anormal em "transformar" cemitérios em locais de interesse turistico. Há obras dignas de serem vistas,e visitando esses locais nao deixa de ser uma forma de homenagear vidas...idas.
Mas como escreveu o Marquês, claro que hà ou vai haver negóciatas...

Coveiro Marado disse...

Uma freira pediu para escreverem no seu túmulo:

Nasci virgem

Vivi virgem

Morri virgem

Eu achei que eram muitas palavras e escrevi:

Devolvida sem ser usada.

Fiscal disse...

Mais uma desculpa para o estado sacar mais uns cobres... vem ai o imposto da morte.

Lost Soul disse...

Sou um dos que passeia por vezes por cemitérios. Aprecio as obras de arte funerária , estátuas, mausoléus . Acho perfeitamente natural e não sou praticante de ritos macabros ou esótericos.

Tone Bardamerdas disse...

Os coveiros ainda vão passar a figurar nas colunas sociais.

Abre Covas disse...

Sim acho muito intuitivo e bom para a economia, podem também passar no ministério das finanças.

Grave Digger disse...

Há por aí alguns indivíduos que já deviam estar na cova há muito.

Carpe Diem disse...

O maior coveiro de Portugal é o gfp do Socrates

Legionário disse...

Isto hoje está muito sinistro!!!

Marquês de Pombal disse...

Cá para mim, certos confrades e penetras ainda vão na "moda importada" do Halloween.

Nós Por Cá disse...

Olhe Marquês, eu acho que a maior parte está a praticar a Lei da Inércia:
"Todo o corpo tende a permanecer em repouso até que uma força a tire desse estado"

CEMITÉRIO DOS PRAZERES disse...

FAÇA FÉRIAS CÁ DENTRO


JÁ MUITAS PESSOAS FAZEM FÉRIAS CÁ DENTRO....FAÇA PARTE DA NOSSA EQUIPE.....

Fiscal do calendário disse...

Hoje é terça-feira.

ZÉ DA FOLGA disse...

FOSGA-SE ....FOLGA A SEGUIR A FERIADO....NESTE PAIS NÃO SE TRABALHA!

Ide trabalhar malandros disse...

A culpa é dos sindicatos... bando de preguiçosos que vivem à custa dos trabalhadores.