sábado, 29 de setembro de 2012

O que separa a civilização da barbárie


Miguel Oliveira da Silva, presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, informou que o Ministério da Saúde deve limitar o acesso aos medicamentos mais caros para tratar doenças como a sida ou o cancro. Explica: "vivemos numa sociedade em que, independentemente das restrições orçamentais, não é possível, em termos de cuidados de saúde, todos terem acesso a tudo". No "tudo" inclui a dignidade de quem está nos últimos meses da sua vida. "Será que mais dois meses de vida, independentemente dessa qualidade de vida, justifica uma terapêutica de 50 mil, 100 mil ou 200 mil euros?"

Onde acaba o "racionamento ético"? E se for um ano? Já vale a pena? E dez anos? No fim, não vamos todos morrer? E se forem 20 mil euros? E se o doente tiver recursos para pagar o tratamento, pode viver mais uns meses? E que tal aprovar um quadro para o tempo merecido de vida com os valores correspondentes? Em que valores exatos, medidos em meses de vida/euros, para o médico de lutar por um ser humano que entregue as suas derradeiras energias a sobreviver? Quanto vale o nosso inabalável instinto de sobrevivência? Quando passará a contabilidade a ser uma fria máquina de morte? E porque ficar pelos doentes? E os velhos que vivem mais do que devem, incapazes de se mover e de trabalhar? Quanto nos custam? Valerá a pena? Terão qualidade de vida que justifique tanto desperdício e ineficiência?

Que fique claro: para continuar a lutar por uma vida não vale tudo. Há coisas que se devem ter em conta. A vontade do doente. A sua qualidade de vida. O sucesso previsível do tratamento. Não os custos. Porque uma vida, um mês de vida que seja, não tem preço. É isso que separa a civilização da barbárie. E no dia em que o médico passa a contabilista sabemos que nada estará entre nós e quem tem de fazer as contas. Que alguém deixou de cumprir o seu papel. O do médico não é medir o valor financeiro dos últimos dias que vivemos. É lutar por nós.

O Presidente daquele órgão consultivo, responsável por um relatório sobre o tema (que li e que é menos explícito, menos brutal e mais cauteloso do que estas inacreditáveis declarações), explica: "é uma luta contra o desperdício e a ineficiência".
Finalmente conseguiu-se: os médicos transformados em contabilistas, a vida decidida por uma máquina calculadora.







38 comentários:

:) disse...

Estas declarações abrem caminho para introduzir um debate sobre a eutanásia. Se os srs. doutores consideram ético que em nome de uma racionalidade economica se encurte a vida aos doentes porque hão-de se opôr à assistência ao suicidio por vontade propria do doente? Hipocrates ou hipocrisia?

Legionário disse...

E assim aqui chegámos, nesta desgraçada e ignara Pátria, nestes tempos de decadência, de opressão desumana e de irresponsabilidade:
– Pagar-se uma vida inteira de trabalhos, descontos, sacrifícios, impostos e contratualizadas e legítimas expectativas, para, ao final dela, uma qualquer corja política de uma qualquer série de governos de pacotilha e seus celerados ministros e conselheiros, poderem aplicar ao Povo, depois de lhe tirarem a saúde e a esperança, o fecho da corrente do soro, ou a última injecção letal!
E enquanto tudo isto se passa, o outro, coitado, na sua assustada plástica de mandarete a prazo, vai recitando Camões, como se o tivesse lido e compreendido, com a cabeça dentro da toca…

Conhé disse...

Tu não estás bem, ó rapaz.

tipo que gostou do post disse...

Pelos vistos ao sr conhé só lhe interessam temas de sexo.
Com esse tipo de comentário o sr é que não bate bem da mona!

Ordem dos Médicos disse...

Ordem dos Médicos está frontalmente contra o documento elaborado pelo Conselho de Ética para as Ciências da Vida porque «não há racionamento ético» de medicamentos.

Sofia Morais regista declarações de José Manuel Silva sobre o documento elaborado pelo Conselho de Ética para as Ciências da Vida

José Manuel Silva fala numa fronteira perigosa e identifica uma pergunta impossível para os médicos: «Não há racionamento ético e onde está a fronteira ética? Quem é que decide?», questiona.

O bastonário da Ordem dos Médicos confessa perplexidade «absoluta» com o parecer do Conselho de Ética para as Ciências da Vida.

«A OM, que não foi consultada para este parecer, considera-o perigoso, desumano e inaceitável. O racionamento nunca é ético, sobretudo quando depende de opções que põem em causa o financiamento do SNS para continuar, por exemplo, PPP rodoviárias ou lucros milionários», sublinha.


Miguel Oliveira da Silva disse...

Morre que és despesa!!!!!!!!

Amigo do Conhé disse...

Hoje não se fala de putedo?

Gato Felix disse...

Caro senhor amigo do Conhé, a quinta do sr. José está aberta ao público.

Legionário disse...

Hoje é domingo e a maior parte dos comentadores está a drome.
À priori isto por aqui vai estar em ponto morto e à posteriori esta semana que vai entrar estarei 6 dias de férias(a contar do dia 3) do trabalho e também do Blog.

Sonolento disse...

Na noite de ontem tive uma insónia intensa. Por isso pus-me a contar as pachachinhas que já comi ao longo da vida. Uma pachachinha… duas pachachinhas… três pachachinhas... quatro pachachinhas… cinco pachachinhas… O pior é que eram tantas e tão boas que em vez de chamar o sono fiquei cheio de tesão. Por isso lá tive de me vestir e ir para a rua. Nem duas esquinas tinha dobrado e encontrei logo um canhão de deboche. Por isso fiz-me ao broche. Toda ela prometia um paraíso de devassidão, um Éden de depravação, um Olimpo de perversão. Mas assim que meti conversa com ela depressa me percebi que apesar da sua essência anunciar uma embaixadora da libertinagem sexual, só se entregaria á minha verga se houvesse vestígios de uma relação séria a pautar a eternidade. Divirto-me muito com estes idealismos próprios dos mundos do faz-de-conta. Como eu vivo no mundo do faz-de-cona havia ali um litígio latente, mas fiz-lhe a vontade e arrebanhei-a com alusões ao futuro. Assim que lhe espeto com os meus 20 cm a moça ficou logo à beira do precipício orgástico. Dois segundos depois desmanchou-se a vir. Gostava de ficar com o ónus do orgasmo supersónico que lhe proporcionei mas acredito que a magana já não levasse nas bimbas há uns anos valentes, dado que se veio em duas bombadas precisas. Meti e tirei, meti e tirei. Foi assim, sem tirar nem pôr.

Marquês de Pombal disse...

Hehehehe Uma pachachinha… duas pachachinhas hehehehe

FISCAL LABORAL disse...

ou ou pu ferias novamente?????

Fiscal do trabalho disse...

O moço das folgas vai ter mais 2 semanas de vacances?!
É chamar a TROIKA para fiscalizar isto.

FREI ANTUNES disse...

ESSE MOÇO É MESMO CALACEIRO.

No monte disse...

Frei Simão: Irmão Acácio, vamos aproveitar as férias do moço para fazer uma limpeza ao computador.

Frei Acácio: Já chamei o frei Gregório, que é especialista em informática, para tratar do assunto.

Frei Simão: Olhe que aquilo deve estar infestado de vírus, é que o moço gosta de navegar por aqueles sites da perdição.

FREI AURELIO disse...

eheheh o frei simao este dias o moço até vai contar parrecas, so de saber que o pc dele esta a ser examinado vai tirar-lhe o sono.

IN ECOS DA MONTANHA disse...

ó frei joaquim já reparou que o blog onde o rapaz escreve qd ele não está os comentarios sao poucos!!.
"..pois é! cá para nos todos os outros são trabalhadores, ele deve esrever mais de 70 comentarios poe dia, ai grande malandrão,,"

No monte disse...

Frei Simão: Então, irmão Gregório, já limpou o computador do moço?

Frei Gregório: Você nem me fale!! Isto está pior do que eu pensava, é só virus...
Olhe alguns sites que o rapaz costumava visitar: loirasfuriosas.com, sexotuga.pt, chupaetromba.pt, wildfucking.com, rainhasdobroche.pt, sodomias.net, sexnonstop.com.

Já que o moço não labuta disse...

PERGUNTA SEXUAL DO DIA:

- Você sabe a que velocidade máxima um homem consegue fazer amor sem se cansar?
Resposta do Joãozinho:
- A 68 Km/h !!!
E a professora retruca:
- E porquê?
E o Joãozinho, de novo, responde:
- Porque se for a 69 ... já põe a língua de fora !!!

FREI FRANISCO disse...

a 69 faz piao, conta a anedota como deve ser.

MIUDA INOCENTE disse...

MAMÃ DESABROCHAR É TIRALO DA BOCA NÃO É?

FISCAL LABORAL disse...

O SHERLOQUE DEVIA INVESTIGAR AS FERIAS DO RAPAZ, PELAS MINHAS CONTAS ESTE ANO JÁ VAI AÍ NUNS 30 DIAS.

Blogspot.com disse...

-Ó sr. engenheiro, o que se passa com o blog da Street? É que aquilo costuma ter perto de 100 comments por dia e agora está quase parado.
-Não percebes nada, Martins! É que o dinamizador do blog, o sr. Legionário, está de férias.

Mais férias? disse...

A culpa é do Frei FRANISCO... O moço trabalha até dizer chega... Quando vai gozar uns diazitos de férias ficam todos enraivecidos! Até o Frei FRANISCO utiliza o computador do moço para mandar bitaites!
Ó Frei Franisco, vá rezar em vez de andar a ver os saites que têm as catraias nuas que o moço costuma comer com os olhos..

ZÉ GOSMA disse...

o sentinela alerta e o sherloque tb estão de ferias????

Fiscal da INATEL disse...

O Xerloque e o sentinela amarela foram de viagem com dr. Watesão. Agora só falta o moço das folgas para jogarem à sueca.

VITOR GASPAR disse...

EHEHEHE, O MOÇO DAS FOLGAS AGORA NEM AO BEIJO FRIO VAI...É A TROIKA

Sentinela alerta disse...

Segundo informações dadas pelo sr. Watson, o Sir Sherlock Holmes tem andado um pouco adoentado e, por isso, é obrigado a ir para a caminha mais cedo do que o costume.
Espero, sinceramente, que tenha rápidas melhoras. Sei, também, que logo que esteja au point, irá elaborar um relatórios muito pormenorizado acerca do que se tem passado na comunidade sademirandense.

Secretário disse...

A comunidade sademirandense anda pouco activa, já que o mentor e activista principal está a gozar mais um período de férias.
Até consta que foi pedir uma audiência ao senhor Gaspar, aquele senhor que aparece na televisão sempre muito preocupado com os portugueses.
Quanto ao senhor Xerloque, fazemos votos que tenha rápidas melhoras, para poder investigar as actividades daquele indivíduo anafado e dado aos clubes de meretrizes.
O senhor Líder o e senhor Vlad também devem andar muito ocupados, pois quase não comentam nada.
E olhe, amigo sentinela, mantenha-se atento, já que a Troika vai continuar por cá até Junho de 2014.

Vamos votar disse...

E quando é que há eleições? Não está na hora de correr com o governo do líder Rebola?
É que este governo é apenas um bocadinho melhor do que o do Passos Coelho...

LIDER disse...

ora bom dia.

o secretario malheiro deu a sugestão de o janter ser na sexta em x de sabado.
o que acham!!

Costa primo do Lopes disse...

Esse secretário é aquele gajo que pina muito?

BALCAO INFORMATIVO disse...

NÃO ESSE É O EXSECRETARIO.

Sentinela alerta disse...

Quando o moço do Sameiro vai de férias, este blog parece um necrotério!

Ecos do Monte online disse...

Vendo Fiat Uno cinzento 3p de 1987.
Bom estado - 195000 km, inspecção até Novembro. Rádio Pioneer c/ casettes. € 990.

STAND VIRTUAL disse...

EHEHEH NÃO TE ENGANASTE NA POSIÇÃO DO ZERO A DIREITA ESSE CARRO VALE 99€

sucateiro disse...

Vale 99 euros e com o depósito cheio...

Sentinela alerta disse...

Mas então compram o carro ou não?
O home que o vende está à espera da guita.
Neste país anda tudo teso é o que é!...